glossário de marketing

& design

ADG: Associação dos designers gráficos, entidade, sem fins lucrativos voltada à divulgação e valorização do design gráfico brasileiro. Sede em São Paulo.

 

ALCEAMENTO ou colecionamento: É o arranjo de folhas ou cadernos na sequencia adequada para as páginas ficarem na ordem certa antes da costura e encadernação.

 

ALINHAMENTO É o posicionamento do texto dentro das margens da página e pode ser feito à esquerda, à direita, justificado ou centralizado. Os alinhamentos à esquerda e à direita algumas vezes são chamados de justificação à esquerda e justificação à direita.

 

 

ÂNGULO DE RETÍCULA Ângulo que as retículas são postas para mostrar a melhor ilusão de tom contínuo, evitando o efeito moiré.

 

ARTE Original feito por profissional, designer, artista, ilustrador, fotógrafo, para ser reproduzido.

ARTES GRÁFICAS Conjunto de processos e atividades auxiliares que visa reproduzir ( qualquer número de cópias) textos e imagens a partir de uma matriz. Engloba criação, pré-impressão, impressão e acabamento de qualquer material gráfico.

 

BANCO DE IMAGENS Local com arquivos de imagens de qualquer natureza, disponível para uso mediante pagamento pelos direitos autorais.

 

BITMAP Imagem gráfica computadorizada formada por pontos chamados pixels.

 

BLOCAR O mesmo que justificar; formar um bloco alinhado à esquerda, direita ou justificado.

 

BOX Texto curto em destaque ( numa caixa) associado a outro texto mais longo que fornece informações complementares ao leitor, ou dá destaque.

 

BRAINSTORMING Técnica usada para gerar ideias. É uma discussão em grupo onde se expõe, sem censura, quaisquer associações que venham à mente sobre certo tema proposto.

BRIEFING Resumo; referências com informações sobre o produto a ser trabalhado. Sintetiza os objetivos a serem considerados para desenvolver o trabalho; às vezes o designer ajuda na delimitação.

 

CAIXA ALTA/BAIXA Caixa alta= letras maiúsculas; caixa baixa= minúsculas.

CHAMADA Texto curto na primeira página que resume a informação publicada pelo jornal a respeito de um assunto, remetendo o leitor às páginas que trazem a cobertura na Íntegra.

 

CMYK Abreviatura de cyan, magenta, yellow, black ( ciano, magenta, amarelo e preto). Sistema de composição de cores subtrativas primárias usada na impressão de policromias. Combinando os pontos dessas cores obtém-se grande variedade de cores.

 

COLUNA Subdivisões verticais de uma página de jornal, revista ou livro. Também significa o espaço do jornal em que um autor escreve regularmente.

 

COMUNICAÇÃO VISUAL Conjunto de técnicas, conhecimentos e procedimentos que visam maior eficácia na comunicação visual de mensagens verbais ou não verbais através dos meios de comunicação.

CONCEITO Concepção virtual de qualquer coisa. Argumentação prévia à concepção de peças de comunicação, projetos, campanhas, cartazes e identidade visual.

 

CORPO DO TEXTO O corpo deve ser definido num tipo apropriado e de fácil leitura. Para impressos usa-se 10 ou 12 pontos. Para tela varia conforme a proposta da página.

 

DIAGRAMAÇÃO Grupo de operações usadas para dispor de forma atraente títulos, textos, gráficos, fotos, mapas e ilustrações na página de uma publicação.

 

DIRETOR DE ARTE Profissional que define e orienta as linhas  gerais de um projeto gráfico.

 

DPI Abreviação de “pontos por polegada”, resolução que um monitor ou impressora pode exibir  de texto e elementos gráficos.

 

ENTRELINHA Espaço entre as linhas do texto.

 

ESCALA DE CORES Tabela impressa com diversas combinações de cores.

ESPAÇAMENTO ENTRE LETRAS Entreletra, é o ajuste da distância  entre as letras em um bloco de palavra ou texto.

 

ESPAÇAMENTO ENTRE PALAVRAS Ajuste da distância média entre as palavras para melhorar a legibilidade ou ajustar um bloco de texto em certo espaço.

 

ESPELHO Traçado da arrumação de matérias em jornal ou revista para orientar uma diagramação ou paginação.

 

FACA Chapa de corte, recorte de impressos ( faca de corte).

 

FONTE Conjunto de caracteres de uma família tipográfica.

FIGURINHA DE WHATSAPP Conjunto de imagens personalizadas que você pode enviar para contatos do seu whatsapp durante uma conversa.

GRAMATURA Peso em gramas de um metro quadrado de papel. Gramas do papel.

GIF (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) é um formato de imagem muito usado na Internet, e que foi lançado em 1987 pela CompuServe, para disponibilizar um formato de imagem com cores em substituição do formato RLE, que era apenas preto e branco. Com a sua exportação em gif ele pode ser um pequeno vídeo para qualquer local e se encontra também em figurinhas de instagram.

HOME PAGE Página de início de um site na internet.

HOT STAMPING Processo de impressão em relevo, onde transfere o suporte para o papel.

COGRADA Conselho Internacional das Associações de Design Gráfico.

 

IDENTIDADE VISUAL Conjunto de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, instituição, produto ou evento, personalizando-os , como um logotipo,  símbolo gráfico, tipografia e conjunto de cores.

 

IMAGEM CORPORATIVA Representação de um conjunto de percepções em relação a uma empresa ou instituição, tanto a partir de seus consumidores como dos colaboradores, ou ainda de outros grupos.

JOB trabalho, serviço, projeto que vai ser feito.

LAMINAÇÃO acabamento de superfície utilizado em impressos. Película plástica.

LAYOUT Ajuste dos elementos na página, com gride ou sem. Forma que será mostrada no final.

LINEATURA Medida indicativa do n° de linhas e de pontos de retícula por centímetro ou polegada.

LINGUAGEM VISUAL Grupo de elementos conceituais, visuais e relacionais com base no trabalho de design: o ponto, a linha, o volume, as variáveis visuais(formato, tamanho, cor, textura, direção) que são organizados para criar e comunicar ideias, sentimentos ou instruções.

LOGOTIPO Elemento da identidade visual, marca comercial.

 

MALHA CONSTRUTIVA trama quadrangular para construir qualquer arte que exija precisão.

MANCHA espaço reservado para a impressão, onde é traçado o espaço que ocupará o texto em uma página.

MARCA Branding, nome, símbolo gráfico, logotipo, que identificam uma empresa diferenciado dos concorrentes. Quando registrado tem proteção legal.

 

MARKETING Conjunto de atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para empresas e suas marcas.

 

MASHUP Web site ou aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo. ( mistura)

MOCK-UP modelo de produto,  boneco, forma antes da final.

 

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL manual com todas as definições e proporções  da marca. Utilizado para aplicar a marca em outros produtos. Cores, tamanhos..

OFF-SET Método de impressão planográfico em que as áreas de imagem e não imagem estão no mesmo plano na chapa de impressão.

 

PANTONE Tabela universal de cores que associa cada tonalidade de uma cor a um código. Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referencia para impressão.

 

POLICROMIA Processo de impressão que usa as 4 cores  da escala de impressão CMYK.

PORTFÓLIO Amostra de trabalhos realizados por um designer, agência ou escritório de design para divulgação dos trabalhos feitos.

 

PRODUÇÃO GRÁFICA Organização e supervisão da realização de peças gráficas.

 

PROJETO GRÁFICO Planejamento do projeto gráfico

 

PROVA Página impressa, fora da escala industrial para se identificar erros e se promover uma eventual correção antes da impressão final.

PLOTTER  tipo de impressora que imprime esboços de forma precisa, adesivos..( plotter de corte para adesivo)

 

REFILAR Cortes finos com guilhotina nas margens para igualar e dar acabamento a peça impressa.

 

REGISTRO DE CORES Perfeito encaixe das impressões que pode ser visto numa marca em cruz das 4 cores num canto fora da área de refile.

 

RESOLUÇÃO Grau de nitidez de um caractere ou imagem impressa. Quanto maior a resolução de uma imagem, melhor a visualização em tela ou impressão. Usa-se no mínimo 300 dpi.

 

RETÍCULA rede de pequenos pontos  ou traços que formam quadrículos, linhas ou quaisquer padrões regulares.

RGB Red, green e Blue. Sistema de cores aditivas, primárias, usada pelos monitores, tv, digital.

ROUGH (RÁF) Rascunho, esboço, ..

STICKERS PARA INSTAGRAM   são simplesmente GIFs animados com fundos transparentes personalizados.

SANGRAR Invasão do texto, foto e ilustração passando das margens, para sangrar até o fim do suporte ( folha) podendo refilar em cima.

 

SANS SERIF Sem serifa, fontes de aparência simples e limpa.

 

SEMIÓTICA Ciência de qualquer linguagem ou ciência dos signos.

 

SERIFA Pequeno traço decorativo na extremidade das hastes de uma letra. Fontes mais legíveis, descanso dos olhos e direcionam mais a leitura.

 

SIGNO Algo que representa alguma coisa para alguém. Palavra, imagem, gesto, som...

 

SÍMBOLO Figura ou forma não verbal ou somente visual.

 

SÍMBOLO GRÁFICO Desenho que funciona como elemento da identidade visual.

 

SPLASH Forma gráfica chamativa que destaca vantagens de produtos ou serviços impressos e embalagens.

SUPORTE Qualquer material ( papel, cartão, plástico, madeira, vidro, tecido, fita, cortiça, couro) em que são registrados informações ( impressas, desenhadas, montadas, manuscritas e gravadas).

TAG Etiqueta solta  para produto ou palavra chave(relevante).

TIPO Desenho das letras e algarismos formando um conjunto de  propriedades visuais.

TIPOGRAFIA Criação ou uso de letras e algarismos, sinais de pontuação independente de como foram criados.

TRAP/TRAPPING Técnica de pré impressão que usa a sobreposição de cores para garantir o registro correto na impressão.

VINHETA Pequena ilustração ou vídeo colocada em anúncio.

WEB STANDARDS É um conjunto de normas, diretrizes, recomendações pela W3C práticas na web.